Trilha da Pedra Grande em Atibaia/SP

Maior atrativo natural de Atibaia, interior de São Paulo, a Pedra Grande é um enorme rochedo com cerca de 200.000 m² de superfície de pedra, 700 metros de altura e 1418 metros de altitude (mais alto que o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro) e lá do alto oferece vistas de tirar o fôlego.

Pesquisas apontam que essa formação rochosa surgiu há mais de 600 milhões de anos atrás e atualmente ele faz parte da Serra de Atibaia, área de preservação ambiental do Contínuo Cantareira, uma das maiores unidades de conservação do estado.

Visitar a Pedra Grande vale muito a pena para quem busca aventura, contato com a natureza ou simplesmente relaxar assistindo o nascer ou o pôr do sol.

Eu admirando as belas paisagens da região

  • Quando ir:

Para visitar a Pedra Grande de Atibaia, considere alguns fatores antes, para programar a sua viagem e ter a melhor experiência:

Clima: para fazer a trilha, dê preferência por dias de sol e que não tenha chovido nos últimas dias. Dias firmes de outono e inverno são os mais indicados, mas esteja preparado, pois as manhãs e os finais de tarde costumam ser bem gelados.

Multidões: a Pedra Grande pode atrair um grande número de visitantes durante feriados prolongados e finais de semana ensolarados. Se você preferir evitar multidões e desfrutar de uma experiência mais tranquila, é aconselhável visitar durante a semana ou em épocas fora de temporada, mas também considerando um bom clima.


  • Como chegar:

Há duas maneiras de chegar ao topo da Pedra Grande. A mais prática e rápida é de carro, através de uma sinuosa estrada de terra em meio a vegetação da Serra de Atibaia – os carros 4×4 são os melhores para fazer esse trajeto.

A segunda maneira e também a mais legal e radical é através de trilha. Dando uma rápida pesquisada no Google Maps vi que existem 6 trilhas oficiais que dão acesso à Pedra Grande. Porém, no dia da minha visita, encontrei somente um caminho, bem demarcado e com algumas bifurcações que se conectam. Essa trilha é conhecida como Trilha Minha Deusa.

O pedragrande.org tem um mapa bem legal com as trilhas bem delimitadas.

Fonte: pedragrande.org

  • O que levar:

Roupas leves, agasalho, capa de chuva, chapéu ou boné, bota ou tênis com solado aderente, água, máquina fotográfica, óculos de sol, filtro solar e documentos pessoais.

Lembre-se também que a Pedra Grande está dentro de uma área de preservação e não há banheiros ou lanchonete, então se for levar bebidas e lanches, não deixe o lixo no local. Também não é permitido pets.


  • Horário:

O Parque da Pedra Grande foi reaberto em setembro de 2020, após ficar meses fechado devido a Pandemia de Covid-19, e já está funcionando em seu horário normal: 

Aberto diariamente, incluindo feriados, das 10h às 16h (horário normalizado devido a cidade estar na fase verde de flexibilização).


  • A Trilha:

Com nível de dificuldade de média para difícil, o início da trilha fica dentro do Condomínio Arco-íris, localizado em frente à Pista de Pouso de Asa Delta de Atibaia. Chegando lá, basta avisar na portaria que você pretende fazer a trilha que eles liberam a passagem.

Recentemente, houve uma mudança nas regras de acesso e os visitantes só podem entrar no condomínio de carro a partir das 8h30 da manhã – antes desse horário, será necessário deixar o veículo estacionado do lado de fora e atravessar todo o condomínio a pé até o inicio da trilha, o que pode ser um pouco cansativo. Aqui vale uma crítica ao condomínio por restringir o acesso à área.

De carro, o estacionamento para a trilha fica no final do condomínio, em uma parte alta aos pés do morro e há várias placas informativas indicando como chegar.

Estacionamento aos pés do morro

Carro estacionado, é hora de começar a aventura. A parte inicial da trilha é uma das mais difíceis, pois é marcada por uma subida íngreme e bem escorregadia, o que faz algumas pessoas desistirem já nesse trecho.

O restante do trajeto é feito quase sempre em elevação, com trechos bem inclinados, muitos degraus, rochas e mirantes naturais onde já é possível ter uma degustação da vista principal. A trilha é aberta, então tome muito cuidado com o sol – use protetor solar, bonés e beba muita água para se hidratar.

No meio do trajeto há uma bica d’água em meio à vegetação. Vi alguns relatos de pessoas que passaram mal após beber dessa água, mas eu e meus companheiros de trilha bebemos e não tivemos nenhuma reação adversa.

Já quase no topo, chegamos em uma parte conhecida como “crista da pedra”, que oferece ótimas vistas da cidade e é muito usada para escaladas. Desse trecho já é possível ver a Pedra Grande.

Crista de pedra

A Pedra Grande estava cheia de turistas e moradores que veem apreciar a belíssima vista, curtir a natureza e praticar esportes radicais como Asa Delta e Parapente.

Ao todo, levamos cerca de 2 horas e meia para chegar até o ponto final da trilha, que é a Pedra Grande, com direito há algumas paradas para descanso – isso sem contar no tempo que ficamos lá em cima.

Pedra Grande vista da Crista de Pedra
Já na Pedra Grande
Vista de toda a região de Atibaia

Se você ainda tiver disposição, suba até o Pico do Cocuruto, o ponto mais alto de Atibaia. Esse bonito conjunto de rochas tem uma interessante pedra rachada que proporciona vistas incríveis de toda a região: é possível ver Atibaia, Piracaia, Nazaré Paulista, Bragança Paulista e até a capital, São Paulo.

Da Pedra Grande até esse pico leva-se cerca de 15 minutos, dependendo do seu ritmo de caminhada.

Pico do Cocuruto

Para descer da Pedra Grande até o Condomínios, levamos cerca de 1h45 pelo mesmo trajeto – se prepare, pois a descida é uma aventura tão grande quanto a subida, pois por ser íngreme, muitas vezes você terá que se rastejar na terra.


  • Se localize:


  • Onde se hospedar em Atibaia:

Atibaia tem diversas opções de hospedagem que vão de hotéis a pousadas, passando por hotéis fazenda e Airbnbs. Abaixo listo algumas opções interessantes de hospedagem na própria cidade, todos de fácil acesso:

Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort: localizado em uma área ampla e arborizada, o hotel oferece uma experiência completa com piscinas, spa, quadras esportivas, restaurantes e atividades recreativas.

Faro Hotel Atibaia: este hotel oferece acomodações confortáveis e modernas, com quartos bem equipados. Possui uma piscina ao ar livre, bar, restaurante e estacionamento gratuito. É uma boa opção para quem procura um hotel mais acessível.

Tauá Hotel Atibaia: o Tauá Hotel é uma opção de resort com várias opções de lazer, incluindo piscinas, spa, restaurantes, atividades recreativas e parque aquático.

 – Pousada das Estrelas: esta pousada oferece quartos bem equipados e área social com piscina, jardim e oferece café da manhã incluso na diária.

Pousada Sayonara: Localizada em um edifício de 1940, a pousada oferece lounge compartilhado e quartos com Wi-Fi gratuito e banheiro privativo. Serve café da manhã em estilo buffet ou continental.

Pousada Paiol: com chalés com varanda térrea e vista para o jardim, a pousada também conta com uma piscina ao ar livre, academia, sauna e 2 restaurantes.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar: 

O que ver a fazer em Morungaba

Restaurante Riacho Doce em Itupeva-SP

Passeio de caiaque em Jundiaí-SP com a Velas do Japi

O que ver e fazer em Itatiba-SP

Um dia em Indaiatuba-SP: fotos, história e roteiro de atrações

Lagoa do Taquaral: muito esporte e lazer no principal parque de Campinas

Sabores de Jundiaí: Adega e Cervejaria Galvão

Trilhas São Vicente e do Bar da Cachoeira no distrito de Joaquim Egídio

Pedreira-SP: 10 atrações além da porcelana

18 Respostas a “Trilha da Pedra Grande em Atibaia/SP

    1. Oie Paulo,
      Sim, o Parque da Pedra Grande de Atibaia já está aberto.
      Horário: diariamente, incluindo feriados
      Horário: 10h às 16h.

    1. Oie Renata, boa tarde.
      Olha, eu recomendo ir com alguém que já tenha feito a trilha, mas não necessariamente um guia. Isso pq a trilha é grande e em alguns trechos há bifurcações, o que pode confundir. Se não conhecer ninguém, vá com mais de uma pessoa, assim, uma vai ajudando a outra. Aos finais de semana sempre há bastante movimentação nas trilhas da Pedra Grande, ficando mais difícil de ser perder.

      Abraços.

    1. Oie Érica,
      Como a fase vermelha é mais restritiva e prevê o fechamento de parques e jardins, a reserva onde está a Pedra Grande também está fechada:
      “Devido à piora nos indicadores de Covid-19, o governo do estado determinou o retorno à fase vermelha do Plano São Paulo de combate à pandemia a partir de sábado (6), pelo período de 14 dias. A mais restritiva do Plano São Paulo, a fase vermelha determina o fechamento dos serviços considerados não essenciais, o que inclui a visitação às unidades de conservação e parques estaduais. Em Atibaia, a medida afeta o Monumento Natural Estadual (MONA) da Pedra Grande e o Parque Estadual do Itapetinga, que ficarão fechados até o dia 19 de março”.
      Veja mais em: https://www.portalatibaianews.com.br/noticias/turismo/pedra-grande-ficara-fechada-a-partir-deste-sabado

  1. A Pedra Grande é um parque estadual que está localizado em uma Unidade de Conservação, gostaria de avisar que não é permitida a entrada de animais domésticos na UC, deixem seus pets em casa!!!

    1. Olá Almir,
      Como estamos em uma fase menos restritiva do Plano São Paulo, acredito que a Pedra Grande está sim aberta, mas claro, os cuidados de prevenção da Covid-19 continuam. O horário é das 8h as 18h, mas a subida é fechada as 17h. De qualquer forma, vale a pena dar uma ligadinha na Prefeitura de Atibaia para confirmar se há algum tipo de restrição no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *