12 museus para você visitar em Estocolmo, Suécia

Estocolmo é uma das mais belas e visitadas cidades da Escandinávia e razões não faltam para isso.  A cidade é formada por 14 belíssimas ilhas, o que a faz ser chamada de Veneza do Norte, tem excelente qualidade de vida e é considerada uma das cidades mais limpas, organizadas e seguras do mundo.

Além disso, Estocolmo é o mais importante e vibrante centro cultural da Suécia, abrigando mais de 100 museus com os mais variados temas e estilos. Por isso, eu selecionei 12 dos mais interessantes e vibrantes museus para você conhecer na cidade – todos eles localizados na região central e de fácil acesso.


  • Museu Nacional de Belas Artes da Suécia

Oficialmente fundado em 1866 e com um público anual de mais de 300 mil visitantes, o Museu Nacional de Belas Artes tem em seu acervo mais de um milhão de peças que vão da Idade Média até os dias atuais e que incluem desenhos, esculturas, gravuras, pinturas, porcelanas e uma biblioteca de arte – apenas a seção de desenhos conta com mais de 700 mil obras.

O acervo do museu começou a ser formado no século XVI pelo rei Gustavo I Vasa e foram se expandindo com o passar dos séculos.

Entre as pinturas, destaque para as telas de Perugino, Rembrandt, Goya, Renoir, Manet, Degas, Camille Pissarro, Cézanne, e Gauguin.

  • Museu da Música de Estocolmo

O museu foi fundado em 1899 (então chamado “Musikhistoriska museet”), inspirado por uma exposição de teatro e música que fazia parte da grande exposição de arte e indústria de Estocolmo de 1897.

Através de doações, cerca de 200 instrumentos musicais e uma quantidade de material de arquivo referente à história da música e do teatro foi reunida. O novo museu foi aberto ao público em 1901.

Em 1932, o museu, sob a forma de um fundo, foi associado à Real Academia Sueca de Música e recebeu um subsídio do estado.

Desde 1979, o museu está instalado na antiga Crown Bakery, o edifício industrial mais antigo de Estocolmo.

  • Museu do Vasa

Esse interessante museu temático tem como maior atração o Vasa, o mais famoso navio sueco. Construído no século XVII a mando do Rei Sueco para ser o navio de guerra mais potente da época, o Vasa teve um destino trágico.

Em 10 de agosto de 1628, no dia de sua viagem inaugural, um forte vento inclinou o navio para a esquerda, o que possibilitou a entrada de água para os compartimentos inferiores, causando um naufrágio ainda no porto. 333 anos depois, o Vasa foi encontrado no fundo do mar e imediatamente deu-se inicio a um dos maiores resgastes marítimos da história.

Felizmente o navio estava todo coberto por uma grossa camada de lodo, o que ajudou a conservar quase toda a sua estrutura. Restaurado, o Vasa foi colocado para exposição em um museu temático que conta a história do navio e recria aspectos da vida sueca no século XVII. Rapidamente o Vasa caiu na graça da população, se tornando o museu mais famoso da Suécia e o mais visitado dos países escandinavos, com mais de 1 milhão de visitantes anualmente.

Saiba mais sobre o  museu aqui.

Foto: Lucas Devisate
  • Museu Nórdico

Fundado em 1872, esse museu é dedicado à história do povo sueco e a sua cultura desde finais da Idade Média até a época contemporânea, incluindo temas como gastronomia, danças, trajes e artesanato.

O museu tem mais de 1,5 milhões de objetos em suas coleções. Já o arquivo do museu também abriga uma extensa coleção de documentos e aproximadamente 6 milhões de fotografias que datam de 1840 até hoje.

Desde 1907 o museu está instalado em um imponente edifício de arquitetura renascentista dinamarquesa de influência holandesa.

  • Museu ABBA

O ABBA The Museum é uma exposição interativa sobre a banda pop de maior sucesso na Suécia, o ABBA – a exposição foi aberta em 2013. As obras coletadas do ABBA são exibidas em um ambiente contemporâneo e interativo e apresentam as seguintes exposições:

– Benny’s Piano – Um piano auto tocando que está ligado ao próprio piano de Benny em sua casa (ou seja, toca quando ele toca).
– Waterloo – Uma seção, parecida com a de Brighton na época do Eurovision Song Contest de 1974, tem uma coleção de muitos itens daquele evento.
– O Estúdio Polar – Uma recriação do estúdio em que o ABBA gravou a maioria de suas músicas posteriores.
– O Folkpark – A recriação do lugar onde os integrantes do ABBA se viram pela primeira vez.
– Guias de áudio – Uma turnê de áudio guiada, escrita por Catherine Johnson, o escritor do roteiro de Mamma Mia!
– Ring Ring – Um telefone especial que apenas os quatro membros do ABBA sabem o número.

Apesar de seu nome, esse não é um museu porque não tem coleções, não realiza pesquisas e é com fins lucrativos.

  • Museu Nobel

Instalado no prédio da Bolsa de Valores, o Museu Nobel apresenta informações sobre os ganhadores do Nobel e do próprio prêmio, além de informações sobre o seu fundador, Alfred Nobel (1833-1896). Foi inaugurado em 2001 em comemoração ao 100º aniversário do primeiro prêmio dado.

  • Museu Viking

Na exposição desse museu interativo é possível saber mais sobre a história dos Vikings – suas viagens e maestria na construção naval, bem como a vida cotidiana na fazenda – através de filmes, cenários, projeções e efeitos sonoros, bem como objetos arqueológicos.

  • Museu do Mediterrâneo e Antiguidades do Oriente Próximo

O Medelhavsmuseet ou Museu do Mediterrâneo e Antiguidades do Oriente Próximo de Estocolmo tem em seu acervo coleções de objetos históricos da área do Mediterrâneo e do Oriente Próximo. O museu foi formado em 1954 com a junção do Museu Egípcio e a Coleção de Chipre e desde então está localizado no Palácio de Gustav Horn.

  • Palácio de Estocolmo

O Palácio Real de Estocolmo é a residência oficial e o principal palácio real do monarca sueco e é é usado para fins representativos pelo rei enquanto desempenha suas funções como chefe de Estado.

O palácio foi projetado por Nicodemus Tessin e erigido no mesmo local que o medieval Tre Kronor Castle, que foi destruído em um incêndio em 7 de maio de 1697. Já as obras do atual palácio seguiram até a década de 1770.

Atualmente, o palácio é composto por 1.430 quartos, dos quais 660 têm janelas e abriga os museus: Livrustkammaren, o Museu de Antiguidades de Gustav III, o Tesouro e o Museu Tre Kronor.

Olha eu em frente ao palácio

  • Museu de Biologia

Esse museu exibe uma coleção de aves europeias e mamíferos em dioramas. Algumas das origens diorama foram criadas pelo artista Bruno Liljefors, conhecido por suas pinturas dramáticas da vida selvagem escandinava. O museu foi construído em 1893 depois de um projeto do arquiteto Agi Lindegren que foi inspirado pelas igrejas medievais da Noruega.

  • Museu da Dança

O Museu da Dança de Estocolmo (Dansmuseet) é um museu para artes performáticas e visuais. Inaugurado em 1953 no porão da Real Ópera Sueca, originalmente exibia uma grande coleção de arte relacionada à dança que pertencia a Rolf de Maré, importante nome do Ballet europeu.

Anos depois, passou a ocupar um prédio em Drottninggatan com um acervo formado por materiais da Europa Ocidental que datam entre 1500 e 1850, uma coleção de periódicos datada na virada do século 20, e uma videoteca de milhares de filmes. Há também uma grande coleção de livros sobre dança russa.

  • Museu da Cidade

O museu é dedicado a história de Estocolmo, desde a Idade Média até aos dias atuais, com uma coleção de mais de 300 mil objetos históricos, 20 mil obras de arte e 3 milhões de fotografias – o que faz dele o maior museu de história municipal do país. Desde 1942, ocupa um belo palácio.


  • Se localize


  • Melhor época para visitar Estocolmo?

Se você está planejando uma viagem a Estocolmo com foco no turismo, a melhor época para visitar geralmente é durante os meses de verão, de junho a agosto. Durante esse período:

  1. Clima agradável: Os meses de verão em Estocolmo tendem a ter temperaturas mais quentes e dias mais longos, proporcionando condições ideais para explorar a cidade a pé e desfrutar das diversas atrações turísticas ao ar livre.
  2. Festivais e eventos: Estocolmo é animada durante o verão, com uma variedade de festivais, eventos culturais e atividades ao ar livre acontecendo pela cidade. Você pode participar de festivais de música, eventos gastronômicos, exposições de arte ao ar livre e muito mais.
  3. Beleza natural: Os parques e áreas verdes de Estocolmo estão em plena floração durante os meses de verão, proporcionando cenários deslumbrantes para passeios e atividades ao ar livre. Além disso, os arredores da cidade, como o arquipélago de Estocolmo, são particularmente encantadores nesta época do ano.
  4. Horas de luz solar: Durante o verão, os dias são longos em Estocolmo, com o sol se pondo tarde da noite. Isso significa que você terá mais tempo para explorar a cidade e aproveitar as diversas atrações turísticas.

No entanto, é importante notar que o verão também é a alta temporada de turismo em Estocolmo, o que significa que as acomodações podem ser mais caras e as atrações podem estar mais lotadas.

Se você prefere evitar multidões e desfrutar de preços mais baixos, considerar visitar Estocolmo durante a primavera ou o outono pode ser uma boa alternativa.

Panorama de uma das ilhas que formam Estocolmo durante a primavera

  • Você também irá gostar

Um dia em Liubliana: conheça a bela capital da Eslovênia

10 atrações imperdíveis em Budapeste, a incrível capital da Hungria

Viagem pela República Tcheca: roteiro de 3 dias por Praga

Um dia em Český Krumlov, a mais bela cidade da República Tcheca

Parque Nacional dos Lagos Plitvice – o lugar mais lindo da Croácia

O que ver e fazer na cidade murada de Dubrovnik

10 atrações imperdíveis em Zagreb, a bela capital da Croácia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *