As ilhas de Perast, em Montenegro: São Jorge e Nossa Senhora das Rochas

Localizada no Mar Adriático, ao sul de Montenegro, a Baía de Kotor surpreende: suas cidades medievais, juntamente com o ambiente natural, formam um dos mais belos e importantes atrativos da região dos Bálcãs.

Tanto que a área natural e cultural-histórica de Kotor é Patrimônio da Humanidade desde 1979. Suas numerosas igrejas e monastérios ortodoxos e católicos fazem dela um importante local de peregrinação.

E mais recentemente duas pequenas ilhas pertencentes a cidade de Perast se tornaram um interessante ponto turístico. Vamos conhecê-las?

As duas ilhas na Baía de Kotor, próximos à cidade de Perast

  • Ilha de Nossa Senhora das Rochas

Nossa Senhora das Rochas é a maior e mais visitada das duas ilhas. Com 3.030 m², foi criada ao longo dos séculos por marinheiros locais que fizeram um juramento depois de encontrar a imagem de Nossa Senhora em uma pedra na Baía de Kotor em 22 de julho de 1452.

Ao retornar de cada viagem bem-sucedida, eles colocavam uma pedra na baía e com o tempo, uma ilhota se formou no mar. E esse costume de atirar pedras no mar continua vivo.

Todos os anos, no dia 22 de julho, em um evento chamado fašinadain, moradores locais pegam seus barcos e lançam pedras no mar, ampliando cada vez mais a superfície da ilha.

A bela Igreja de Nossa Senhora das Rochas é o maior edifício ali construído. Reconstruída em 1722, a igreja abriga 68 pinturas de Tripo Kokolja, um famoso artista barroco do século XVII de Perast, além de outros objetos de imensurável valor religioso.

Na ilha também é possível encontrar um pequeno museu com fotos e objetos que mostram a história do lugar; uma loja de souvenir e uma antiga luz de navegação no extremo oeste da ilha.


  • Ilha de São Jorge

Ao contrário de sua vizinha Nossa Senhora das Rochas, São Jorge não é uma ilha artificial e sim uma ilha natural, coberta de vegetação e ciprestes.

Na ilha se encontra o mosteiro beneditino Saint George do século XII e o cemitério da antiga nobreza de Perast, que funcionou até 1866.

Ao longo de sua história, durante o cerco de Cattaro em 14 de outubro de 1813, a ilha foi detida pelos franceses e capturada por uma força naval britânica e siciliana.


  • A visita

A cidade base para visitar as ilhas é Perast, histórica vila de 300 habitantes e patrimônio da humanidade pela UNESCO (não deixe de visitá-la).

Lá, é possível pegar um barco local que faz a travessia entre a cidade e a Ilha de Nossa Senhora das Rochas em poucos minutos. Barcos também partem do lado oposto da baía, onde se encontra um restaurante e um pequeno farol.

Barco que faz a travessia entre Perast e a ilha

O barco custa 6 euros e tem capacidade para cerca de 30 pessoas. O passeio na ilha de  não é demorado, leva cerca de 20-30 minutos, mas compensa pelas belíssimas vistas da Baía de Kotor.

É necessário pagar 1 euro para entrar na igreja, assim como no museu.

Infelizmente, os barcos não fazem parada na Ilha de São Jorge, apenas a contornam para que os turistas possam admirá-la do próprio barco.

Baía de Kotor vista da ilha
Perast vista da Ilha das Rochas

  • Se localize


  • Melhor época para visitar Montenegro

A melhor época para visitar Montenegro depende do tipo de experiência que você deseja ter, pois as estações do ano oferecem diferentes atrações e atividades. Aqui estão algumas considerações para cada estação:

  • Verão (junho a agosto):

-O verão é a alta temporada em Montenegro, quando as temperaturas são mais quentes e a maioria das atrações turísticas está aberta.

-É a melhor época para desfrutar as praias ao longo da costa do Adriático, como a Praia de Budva e a Praia de Kotor.

-Ideal para praticar esportes aquáticos, como natação, mergulho e vela.

-Muitos festivais e eventos acontecem durante essa temporada.

  • Primavera (abril a maio) e outono (setembro a outubro):

-Estas são estações de transição e oferecem temperaturas mais amenas do que o verão.

-É uma ótima época para caminhadas e atividades ao ar livre, especialmente no Parque Nacional de Durmitor e no Parque Nacional de Biogradska Gora.

-Você encontrará menos multidões e preços mais acessíveis em comparação com o verão.

-As cores da primavera e do outono criam paisagens deslumbrantes nas montanhas e vales.

  • Inverno (novembro a março):

-Os meses de inverno são ideais para esquiar, praticar snowboard e outras atividades de inverno. Cidade como Durmitor e Bjelasica ficam extremamente populares devido a oferta dessas atividades.

-Durante o Natal e o Ano Novo, as cidades costeiras, como Kotor e Budva, são decoradas e ficam extremanente charmosas.

-Se você procura tranquilidade e paisagens de montanha cobertas de neve, o inverno pode ser uma ótima escolha.

-Porém, se você não gosta de frio, se prepare: em algumas partes do país, as temperaturas ficam próximas a 0 grau.

Suando durante uma caminhada nas montanhas de Kotor na primavera do país

  • Onde se hospedar em Montenegro

Montenegro está cada mais em evidência nos roteiros de turismo e com isso, a rede hoteleira cresce a cada dia, principalmente nas cidades de Budva, Kotor e Podgorica.

Por isso, deixo abaixo algumas indicações bacanas nessas 3 cidades:

  • Budva

Boutique Hotel Arka: localizado a 350 metros do centro histórico de Budva, tem quartos e apartamentos elegantes com ar-condicionado, frigobar e banheiro privativo. A Praia Mogren está a 650 metros do hotel.

Boutique Hotel Tate By Aycon: localizado a 450 metros da Praia Slovenska, conta com um terraço com vistas panorâmicas, piscina, sauna, academia e café da manhã incluído.

Hotel Millennium by Aycon: localizado em Budva, a 400 metros da Praia Slovenska, este hotel 4 estrelas oferece acomodações com terraço, piscina, restaurante e bar. Tem café da manhã incluído.

Hotel Hermes Budva: localizado a 1 km da Praia Mogren, dispõe de quartos com ar-condicionado e vistas para o jardim ou para a cidade. Tem café da manhã incluído.

Casa Mia: localizado próximo do Aqua Park Budva e da Praia Mogren, oferece terraço com belas vistas, piscina e decoração moderna e luxuosa.

  • Kotor

Hotel TIANIS: localizado a 100 metros do centro histórico da cidade e a 50 metros da praia, este hotel tem um jardim mediterrâneo com palmeiras e quartos com área de estar e cozinha equipada.

Art Hotel Galathea: localizado a 10 metros da praia em Prčanj, este hotel está em um edifício de pedra que data do século XVIII. Combinando um estilo tradicional com comodidades modernas, a propriedade oferece um bar e quartos totalmente equipados.

Boutique Hotel Hippocampus: hotel de luxo 4 estrelas, está localizado dentro do centro histórico de Kotor. Tem um restaurante com terraço com vista para as Muralhas e decoração moderna.

Hotel Vardar: localizado na Praça Principal do centro histórico de Kotor, tem acomodações elegantes e um restaurante no terraço, academia, sauna e banho turco. Tem café da manhã incluído.

Hyatt Regency Kotor Bay Resort: localizado em frente a Baía de Kotor, tem spa e centro de bem-estar, além de uma área de praia privativa e uma marina com três cais privados. Há um restaurante no local, o Blue, o restaurante de praia Lighthouse e o Piano Lounge & Coffee Bar.

  • Podgorica

Hotel Ambasador: localizado no Rio Moraca e próximmo do bairro financeiro e do governo de Podgorica, tem arquitetura moderna. Os restaurantes internos e ao ar livre do hotel servem cozinha local e europeia.

Hotel Marienplatz Podgorica: oferece empréstimo de bicicletas, jardim, lounge compartilhado, terraço e quartos com varanda térrea com vista da cidade. Há café da manhã continental, italiano ou americano.

Boscovich Boutique Hotel: localizado a 300 metros do Museu de História Natural, oferece acomodações com academia, restaurante e bar. Os quartos são modernos e alguns possuem vista para a cidade.

Hotel Podgorica: este hotel 4 estrelas está localizado no centro de Podgorica, de frente para o Rio Moraca, e possuí um ginásio moderno e dois bares, o Aperitif Bar e o Just Club.

Hilton Podgorica Crna Gora: localizado no centro de Podgorica, dispõe de um bar no terraço do último piso, enquanto os hóspedes podem desfrutar de uma refeição num dos 4 restaurantes no local. Tem decoração moderna.


  • Você também irá gostar

Um dia em Liubliana: conheça a bela capital da Eslovênia

10 atrações imperdíveis em Budapeste, a incrível capital da Hungria

Um dia em Bratislava: dicas, fotos e roteiro de atrações na capital da Eslováquia

Viagem pela República Tcheca: roteiro de 3 dias por Praga

Um dia em Český Krumlov, a mais bela cidade da República Tcheca

Parque Nacional dos Lagos Plitvice – o lugar mais lindo da Croácia

Uma resposta a “As ilhas de Perast, em Montenegro: São Jorge e Nossa Senhora das Rochas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *