Brandi Pizzaria em Nápoles: conheça o lugar onde a Pizza Margherita foi inventada

Antes de visitar Nápoles pela primeira vez, já tinha lida em vários lugares que pizza na cidade é coisa séria. E logo nas minhas primeiras andanças, percebi o quanto a pizza faz parte do cotidiano, da história, da vida dos napolitanos. Só para você ter uma ideia, existe uma associação que regula os estabelecimentos como produtores da “vera pizza napoletana”. Esses estabelecimentos tem que seguir regras sobre o tamanho, grossura e qualidade dos ingredientes usados na massa e na cobertura.

E entre esses muitos estabelecimentos, a Pizzaria Brandi está entre as mais famosas. Isso porque, a mundialmente famosa pizza Margherita teria sido inventada aqui. Raffaele Esposito, considerado o criador do sabor, trabalhava na pizzaria quando em 1889 recebeu a árdua missão de cozinhar três diferentes tipos de pizza para o rei Umberto I e para a rainha Margherita de Savoy, que visitariam a cidade em poucos dias. Entre as três opções, a pizza preferida pela rainha foi a que levava as cores da bandeira italiana: o verde das folhas verdes, o branco do queijo mozzarela e o vermelho dos tomates. Nascia então a Margherita, pizza nomeada em homenagem a rainha e que levaria a Brandi a ser nacionalmente conhecida.

Hoje, a pizzaria continua sendo uma das mais famosas e concorridas de Nápoles, ponto de parada obrigatório para os amantes de pizzas.

Estive visitando a pizzaria em um sábado a noite. Cheguei por volta das 19.45 e a procura estava grande. A próxima mesa disponível seria daqui há uma hora. Aqui então vai uma dica. Reserve sua mesa com certa antecedência, afim de evitar longa espera. Coloquei meu nome na lista e em uma hora voltei. Fui recebido pelo garçom, que me levou até uma mesa no segundo piso. A casa é pequena, contando apenas com dois salões com decoração simples, mas intimista – se preferir, exitem algumas mesas na calçada em frente ao estabelecimento.

Mesas na calçada
Decoração no interior da Brandi

Os cardápios são antigos e contam com boa variedade de massas. Entre as pizzas, as mais pedidas são a Marinada e claro, a Margherita. Eu pedi a Margherita tamanho pequeno (para uma pessoa) e o valor foi de 6 euros.

A famosa Margherita

A pizza estava muito boa, porém nos dias seguintes que passei em Nápoles  pude provar Margheritas mais baratas e suculentas do que a da Brandi – mas não desanime, pois a sensação de comer em um lugar histórico e refinado vale a pena.

  • Se localize:

Endereço: Salita S. Anna di Palazzo, 1/2, 80132 Nápoles, Itália.

Uma resposta a “Brandi Pizzaria em Nápoles: conheça o lugar onde a Pizza Margherita foi inventada”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *