9 museus para você visitar em Colonia del Sacramento, Uruguai

Chamada de Paraty uruguaia, a charmosa Colonia del Sacramento – Colônia do Sacramento em tradução para o português – é uma das cidades mais famosas e visitadas do Uruguai, tendo sido declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco pelo seu grande valor histórico e belezas arquitetônicas. E boa parte de sua história pode ser vista em um dos vários museus espalhados pelo Centro Histórico.

Há alguns anos, esses museus públicos foram unificados no Sistema de Museus de Colonia, ou seja, para acessá-los será preciso adquirir um ticket por 50 pesos uruguaios e que dá acesso à oito museus – sete deles listados aqui, com exceção do Museu Paleontológico. Esse ticket pode ser comprado no Museu Municipal e vale por um dia.

Os museus são pequenos e próximos um dos outros, o que permite a visitação à todos eles em um único dia e sem correria. Vamos conhece-los?

  • Museu Municipal Dr. Bautista Rebuffo

Maior e mais visitado museu de Colonia, o Museu Municipal é também o mais antigo da cidade, inaugurado em 1951. Em seu acervo é possível encontrar objetos construídos, herdados, encontrados ou usados pelos antepassados da comunidade, oferecendo aos visitantes uma leitura de seu ambiente desde os tempos pré-históricos até os dias de hoje.

Com dois andares de exposições, o destaque vai para a Sala de Zoologia e para a incrível coleção de taxidermia.

Endereço: Calle del Comercio, em frente à Plaza Mayor.

  • Museu Espanhol

Utilizada no passado como moradia e comércio para o famoso comerciante espanhol Juan del Aguila, o casarão situado em uma esquina guarda em seu acervo material representativo das primeiras famílias espanholas chegadas depois de 1977.

Já o grande casarão preserva paredes exteriores e divisórias originais, assim como suas ombreiras e linteis de granito, a qual se anexa uma casa italiana do século XIX.

Endereço: Calle de España esquina com a Calle de San Jose.

  • Arquivo Histórico Regional

Popularmente conhecido como Casa de Palacios, o Arquivo Histórico é responsável por coletar e preservar documentos relativos à história da região  de Colonia.  Já a casa onde está instalado preserva paredes, parte do telhado e alguns pisos originais do século XVIII.

Infelizmente o arquivo estava fechado no dia que visitei a cidade.

Endereço: Calle Misiones de los Tapes, em frente à Plaza Mayor.

  • Museu Indígena

Fica instalado em uma construção espanhola do século XIX que foi totalmente restaurada durante o século XX. A exposição permanente fica instalado no segundo andar (se prepare, porque a escada é bem íngreme), onde é possível encontrar objetos de arqueologia indígena encontrados no território pertencente ao Departamento de Colonia e que foram feitos pelas comunidades aborígenes  que habitavam a região.

Endereço: Calle del Comercio esquina com a Calle del Colegio.

  • Museu Português

Instalado em uma pequena casa com telhado de quatro águas de madeira e telhas, o museu mostra em seu acervo construções espanholas de finais do século XVIII em paredes portuguesas com teto plano “á portenha”. Inclusive, as paredes externas do museu são feitas com uma estrutura de madeira preenchida com pedras, pedaços de telha e adobe.

Ainda no acervo, destaca-se o escudo original do Portão de Campo, mobiliário português, armamento, artesanato popular e reproduções de cartografia do século XVI e XVII.

Endereço: Calle Henriquez de la Peña, em frente à Plaza Mayor.

Casa de Nacarello

Localizada na Plaza Mayor, esse museu é uma construção portuguesa da primeira metade do século XVIII com telhado de duas águas. Conserva paredes de pedra e uma parte do piso original, além de móveis típicos que levam o visitante à uma viagem ao cotidiano colonial.

Endereço: Calle del Comercio, em frente à Plaza Mayor.

  • Museu do Azulejo

Ocupando uma pequena casa do século VXIII com telhado de duas águas, conserva paredes, uma viga e parte do piso original. Em seu acervo de duas salas é possível encontrar uma coleção de azulejos de origem espanhola e francesa, usados na arquitetura da região do Rio da Prata desde o século XIX.

Endereço: Paseo de San Gabriel esquina com a Calle Misiones de los Tapes.

  • Museu do Humor

Localizado em frente à Igreja Matriz, esse é um dos museus mais interessantes da cidade. Também instalado em um casarão histórico, ele tem em seu acervo peças atuais e antigas que se remetem ao tema, com destaque para a parede com fotografias de grandes nomes do humor uruguaio.

Esse museu não faz parte do Sistema de Museus de Colonia, sendo necessário a compra individual do ingresso, que custa cerca de 4 reais.

  • Museu Naval

Oficialmente intitulado de Museo dependiente del Ministerio de Defensa Nacional, o Museu Naval foi inaugurado em 2009 e em seu acervo é possível encontrar peças de artilharia portuguesa e espanhola.

Assim como o anterior, esse museu não faz parte do Sistema de Museus de Colonia, sendo necessário a compra individual do ingresso.

Endereço: Calle Henriquez de la Peña, em frente à Plaza Mayor.

  • Se localize

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *