9 museus para você visitar em Colônia do Sacramento, Uruguai

Chamada de Paraty uruguaia, a charmosa Colonia del Sacramento – Colônia do Sacramento em tradução para o português – é uma das cidades mais famosas e visitadas do Uruguai, tendo sido declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco pelo seu grande valor cultural e belezas arquitetônicas.

E boa parte de sua história pode ser vista em um dos vários museus espalhados pelo Centro Histórico.

Há alguns anos, esses museus públicos foram unificados no Sistema de Museus de Colonia, ou seja, para acessá-los será preciso adquirir um ticket por 50 pesos uruguaios e que dá acesso à oito museus – sete deles listados aqui, com exceção do Museu Paleontológico. Esse ticket pode ser comprado no Museu Municipal e vale por um dia.

Os museus são pequenos e próximos um dos outros, o que permite a visitação à todos eles em um único dia e sem correria. Legal, né!? Vamos conhecê-los?

  • Museu Municipal Dr. Bautista Rebuffo

Maior e mais visitado museu de Colônia do Sacramento, o Museu Municipal é também o mais antigo da cidade, inaugurado em 1951. Em seu acervo é possível encontrar objetos construídos, herdados, encontrados ou usados pelos antepassados da comunidade, oferecendo aos visitantes uma leitura de seu ambiente desde os tempos pré-históricos até os dias atuais.

Com dois andares de exposições, o destaque vai para a Sala de Zoologia e para a incrível coleção de taxidermia.

Endereço: Calle del Comercio, em frente à Plaza Mayor.

  • Museu Espanhol

Utilizada no passado como moradia e comércio para o famoso comerciante espanhol Juan del Aguila, o casarão situado em uma esquina guarda em seu acervo material representativo das primeiras famílias espanholas chegadas depois de 1977.

Já o grande casarão preserva paredes exteriores e divisórias originais, assim como suas ombreiras, a qual se anexa uma casa italiana do século XIX.

Endereço: Calle de España esquina com a Calle de San Jose.

  • Arquivo Histórico Regional

Popularmente conhecido como Casa de Palacios, o Arquivo Histórico de Colônia do Sacramento é responsável por coletar e preservar documentos relativos à história da região  de Colônia.  Já a casa onde está instalado preserva paredes, parte do telhado e alguns pisos originais do século XVIII.

Infelizmente o arquivo estava fechado no dia que visitei a cidade.

Endereço: Calle Misiones de los Tapes, em frente à Plaza Mayor.

  • Museu Indígena

Fica instalado em uma construção espanhola do século XIX que foi totalmente restaurada durante o século XX. A exposição permanente fica instalado no segundo andar (se prepare, porque a escada é bem íngreme hehe), onde é possível encontrar objetos de arqueologia indígena encontrados no território pertencente ao Departamento de Colônia e que foram feitos pelas comunidades aborígenes  que habitavam a região.

Endereço: Calle del Comercio esquina com a Calle del Colegio.

  • Museu Português

Instalado em uma pequena casa com telhado de quatro águas de madeira e telhas, o museu mostra em seu acervo construções espanholas de finais do século XVIII em paredes portuguesas com teto plano “á portenha”. Inclusive, as paredes externas do museu são feitas com uma estrutura de madeira preenchida com pedras, pedaços de telha e adobe.

Ainda no acervo, destaca-se o escudo original do Portão de Campo, mobiliário português, armamento, artesanato popular e reproduções de cartografia do século XVI e XVII.

Endereço: Calle Henriquez de la Peña, em frente à Plaza Mayor.

  • Casa de Nacarello

Localizada na Plaza Mayor de Colônia do Sacramento, esse museu é uma construção portuguesa da primeira metade do século XVIII com telhado de duas águas. Conserva paredes de pedra e uma parte do piso original, além de móveis típicos que levam o visitante à uma viagem ao cotidiano colonial.

Endereço: Calle del Comercio, em frente à Plaza Mayor.

  • Museu do Azulejo

Ocupando uma pequena casa do século VXIII com telhado de duas águas, conserva paredes, uma viga e parte do piso original. Em seu acervo de duas salas é possível encontrar uma coleção de azulejos de origem espanhola e francesa, usados na arquitetura da região do Rio da Prata desde o século XIX.

Endereço: Paseo de San Gabriel esquina com a Calle Misiones de los Tapes.

  • Museu do Humor

Localizado em frente à Igreja Matriz, esse é um dos museus mais interessantes de Colônia do Sacramento. Também instalado em um casarão histórico, ele tem em seu acervo peças atuais e antigas que se remetem ao tema, com destaque para a parede com fotografias de grandes nomes do humor uruguaio.

Esse museu não faz parte do Sistema de Museus de Colonia del Sacramento, sendo necessário a compra individual do ingresso, que custa cerca de 4 reais.

Endereço: G4HX+HHV, esquina, Vasconcellos & De Portugal.

  • Museu Naval

Oficialmente intitulado de Museo dependiente del Ministerio de Defensa Nacional, o Museu Naval foi inaugurado em 2009 e em seu acervo é possível encontrar peças de artilharia portuguesa e espanhola.

Assim como o anterior, esse museu não faz parte do Sistema de Museus de Colonia, sendo necessário a compra individual do ingresso.

Endereço: Calle Henriquez de la Peña, em frente à Plaza Mayor.


  • Se localize


  • Quando visitar Colonia del Sacramento?

A melhor época para visitar Colonia del Sacramento depende das preferências individuais dos viajantes e das atividades que desejam realizar. Aqui estão algumas considerações sobre as diferentes épocas do ano:

Primavera (setembro a novembro)

A primavera é uma época agradável para visitar Colonia del Sacramento. As temperaturas são amenas, com dias ensolarados e noites frescas. É uma ótima época para explorar a cidade a pé, aproveitar os jardins floridos e participar de atividades ao ar livre.

Outono (março a maio)

O outono é outra época agradável para visitar Colonia del Sacramento. As temperaturas começam a esfriar um pouco, mas ainda são agradáveis ​​para atividades ao ar livre. Além disso, os preços das acomodações e das atrações turísticas podem ser mais acessíveis do que durante a alta temporada de verão.

Inverno (junho a agosto)

O inverno é a época mais fria do ano em Colonia del Sacramento, com temperaturas mais baixas e dias mais curtos. No entanto, ainda é possível visitar a cidade durante essa época, especialmente se você gosta de clima mais fresco e quer evitar as multidões de turistas. Além disso, muitas vezes há eventos culturais e festivais de inverno para desfrutar.

Verão (dezembro a fevereiro)

O verão é a alta temporada em Colonia del Sacramento. Durante esses meses, as temperaturas são mais quentes e há uma atmosfera animada na cidade, com muitos turistas aproveitando o clima agradável. É uma excelente época para desfrutar das praias próximas, fazer passeios de barco pelo Rio da Prata e participar de eventos culturais e festivais locais.

Típico dia de verão em Colonial del Sacramento

  • Você também irá gostar

6 dias no Uruguai: impressões, fotos e dicas de viagem

Visita guiada pelo Palácio Salvo, o mais emblemático edifício de Montevidéu

Uruguai: roteiro de um dia em Punta del Este

Um passeio pela Ciudad Vieja, o Centro Histórico de Montevidéu

Pocitos, a melhor praia de Montevidéu

Mirante Panorâmico da Intendência: a melhor maneira de ver Montevidéu do alto

Visita guiada pelo Teatro Solís em Montevidéu

2 Respostas a “9 museus para você visitar em Colônia do Sacramento, Uruguai

    1. Por ser uma cidade muito visitada por brasileiros e principalmente argentinos (a proximidade com Buenos Aires é enorme) em alguns estabelecimentos é aceito reais ou pesos argentinos, mas não são todas. Então mesmo se vc for passar um dia, leve pesos uruguaios, para vc não ficar na mão.
      Se for trocar em Colonia, existem algumas casas de cambio na Rua General Flores. Há também uma casa de cambio no terminal de barco, mas a cotação não costuma ser boa. Quando visitei Colonia, se não me engano, vi uma casa de cambio dentro da Rodoviária, mas não tenho total certeza.

      Se vc não quiser perder muito tempo procurando casa de cambio em Colonia, aconselho vc a trocar alguns pesos uruguaios em Buenos Aires mesmo, já que existem mais estabelecimentos do tipo.

      E curta muito a cidade, Colonia é incrível. Vc vai amar!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *