Conheça a Praia de Canasvieiras em Florianópolis

Florianópolis é conhecida nacionalmente por suas lindas praias e, por ser uma ilha, opções não faltam em seu longo litoral. E uma das mais famosas é Canasvieiras, que não dá nome apenas a praia, mas também ao bairro e ao distrito onde está situada.

Localizada no norte da ilha, entre as praias de Jurerê e Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras, apesar de não ser uma das praias mais bonitas de Floripa, é uma das mais limpas e estruturadas e conta com uma extensa (mas estreita) faixa de areia.

Bem urbana, a praia não estava cheia quando a visitei, mas havia vários vendedores ambulantes por suas areais.

Não se sabe ao certo a origem do curioso nome Canasvieiras, mas as duas hipóteses mais difundidas são a de que um fazendeiro conhecido como Senhor Vieira tinha uma grande plantação de cana-de-açúcar onde hoje é o distrito. Ou seja, cana + Vieira = Canasvieiras haha.

A outra é a grande quantidade de canas da espécie “cana-viera” que foram cultivadas na região.

Independente da origem do nome, Canasvieiras é há muito tempo uma das praias mais visitadas da cidade, sendo inclusive uma das mais requisitadas pelos turistas uruguaios e argentinas, que constantemente lotam o litoral catarinense. A presença de nossos vizinhos latinos é tão grande que boa parte do comércio do bairro oferece também atendimento em espanhol.

Falando em comércio, Canasvieiras tem uma infraestrutura completa para o turista, com lojas diversas, restaurantes, lanchonetes e hotéis, alguns deles a beira mar (para os mais variados estilos e bolsos).

Um dos acessos à praia

  • Como chegar

Para chegar até Canasvieiras de ônibus, como eu fiz, pegue um coletivo amarelo na plataforma C do Terminal Integrado do Centro, que fica situado ao lado da Praça XV – custou uns R$6,00 na época (2015).

O bus levou cerca de uma hora para chegar no distrito, já que ele fez muitas paradas ao longo do trajeto. Com o auxilio do cobrador do ônibus, desci a apenas uma quadra da praia, na Avenida das Nações.

Saindo do Terminal do Centro (TiCen) até o Terminal Integrado de Canasvieiras (TiCan) existem duas linhas, a 221 e a 266, que também passa pela Praia Brava.

Para quem for de carro, boa parte dos 27 km entre o Centro e a praia são feitos pela SC-401. É só passar pelos retornos de Cacupé e Sambaqui e pelos acessos das praias de Jurerê e Ingleses, até chegar ao trevo de Canasvieiras. Depois, é só seguir reto até chegar no litoral.

Avenida das Nações, uma das principais vias de acesso à praia
Olha eu :3

  • Melhor época para visitar

Florianópolis pode ser visitada durante todo o ano, mas a melhor época é durante o verão, que vai de dezembro a março.

Nessa época, as temperaturas são mais elevadas, o sol brilha intensamente e a umidade é menor, o que proporciona dias mais agradáveis para curtir as praias, praticar esportes aquáticos e fazer atividades ao ar livre.

No entanto, essa também é a época mais movimentada na região, com maior fluxo de turistas e preços mais elevados em hospedagem e serviços turísticos. Portanto, se você prefere um ambiente mais tranquilo e preços mais acessíveis, pode optar por visitar a cidade durante a primavera ou o outono, quando o clima ainda é agradável e a região é menos movimentada.

Já no inverno, que vai de junho a setembro, as temperaturas são mais baixas, mas ainda é possível curtir dias ensolarados.

É importante lembrar que as condições climáticas podem variar, e é sempre importante consultar a previsão do tempo antes de programar atividades ao ar livre.

Dia de sol em Santo Antônio de Lisboa

  • Onde se hospedar

Por ser um destino turístico popular, Floripa oferece uma variedade bacana de opções de hospedagem em sua rede hoteleira. Essas opções incluem hotéis, pousadas, resorts e outras formas de acomodação.

Para ajudar a organizar sua viagem, abaixo estão alguns dos bairros e áreas mais populares entre os turistas para hospedagem:

  • Centro: o centro de Florianópolis oferece uma variedade de hotéis e pousadas, muitos dos quais são convenientes para viajantes a negócios e turistas que desejam explorar o centro histórico da cidade.
  • Jurerê: Jurerê Internacional é um dos bairros mais luxuosos de Florianópolis e abriga resorts e hotéis de alto padrão. É conhecido por suas praias de águas calmas e suas opções de entretenimento.
  • Canasvieiras: este bairro é popular entre os turistas e oferece uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis até pousadas e apartamentos para alugar. É conhecido por sua vida noturna animada, sua praia e pela grande quantidade de viajantes argentinos.
  • Lagoa da Conceição: a área ao redor da Lagoa da Conceição é extremanente charmosa e super popular entre os praticamentes de esportes aquáticos e amantes da vida noturna agitada, com muitos bares e restaurantes. É um ótimo lugar para explorar as Dunas da Joaquina e arredores.
  • Santo Antônio de Lisboa: este bairro oferece uma atmosfera tranquila e uma rede hoteleira mais intimista, com pousadas e hotéis boutique. É conhecido por seu ambiente rústico e sua gastronomia.
  • Campeche: Campeche é famoso por suas praias extensas e é uma área em crescimento no que diz respeito à rede hoteleira. Aqui, você pode encontrar hotéis e pousadas próximos à praia.
  • Ingleses: Ingleses é uma área turística com uma variedade de hotéis, resorts e pousadas para diferentes perfis e bolsos. É conhecido por sua popular praia e grande variedade de comércio.

Sabendo disso, abaixo eu deixo algumas opções de hospedagem interessantes para vocês:

Hotel & Pousada Favareto: localizado a 150m da Praia dos Ingleses e a um quarteirão de restaurantes, bares e lojas, possuí piscina ao ar livre, salão de jogos, churrasqueira e quartos com ar-condicionado.

Hotel Natur: cercado por muito verde e com localização próxima a praia do Campeche, oferece piscina e uma banheira de hidromassagem ao ar livre. Há café da manhá incluído.

Intercity Portofino Florianópolis: localizado a 350 metros do Floripa Shopping, esse hotel 4 estrelas oferece academia, bar, restaurante e piscina coberta. É possível se hospedar com seu animal de estimação, desde que esteja dentro dos requisitos.

Pousada Essência do Sol: localizada a 300 metros da Lagoa da Conceição, oferece piscina, jardim e terraço ao ar livre.Já os quartos tem obras de arte e iluminação aconchegante – alguns possuem banheira de hidromassagem e chuveiro de hidromassagem vertical.

Belle Arti Pousada: localizada a 100 metros da Praia da Daniela, oferece piscina aquecida, terraço ao ar livre e quartos com varanda e cozinha compacta equipada. Há café da manhã incluído.

Interclass Florianópolis: localizado em frente à Universidade UFSC e próximo ao Shopping Iguatemi, tem acomodações espaçosas e modernas, incluindo espaços para negócios. Há café da manhã incluído.

Ibis Florianópolis: localizado no centro de Florianópolis, a 7 km do Floripa Shopping, oferece acomodações compactas que aceitam pets e quartos com ar-condicionado.

Lembre-se de verificar a disponibilidade, preços e outras informações relevantes diretamente com as acomodações.


  • Você também irá gostar

Conheça a Praia dos Ingleses e as Dunas do Santinho

Viagem por Gramado e Canela: visita guiada pela Vitivinícola Jolimont

Rua Gonçalo de Carvalho em Porto Alegre, a “mais bonita do mundo”

9 parques que você precisa conhecer em Curitiba

Chalé da Praça XV: bar e restaurante no centro de Porto Alegre

Roteiro de 3 dias por Curitiba, uma das cidades mais bonitas do Brasil

Torre Panorâmica de Curitiba: a melhor maneira de ver a cidade do alto

Conhecendo o Museu Egípcio e Rosacruz em Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *