Roteiro de atrações Art Déco em Goiânia

Ao explorar o centro de Goiânia, você certamente encontrará edifícios históricos que refletem a influência do Art Déco na arquitetura da cidade. E super vale a pena fazer um passeio a pé para apreciar essas obras e aprender mais sobre a história e a estética desse movimento arquitetônico.

E a importância desse estilo arquitetônico é tanta para a história de Goiânia que um conjunto de 22 construções em Art Déco foram tombadas como patrimônio histórico a nível nacional em novembro de 2003 pelo IPHAN, consolidando o acervo goiano como um dos mais significativo do país, ao lado do Rio de Janeiro.

Momento selfie haha

  • Informações práticas

Nome: Goiânia
Estado: Goiás
Fundação: 1933
População: 1.466.00 (2017) – 1° estado | 12° país
Gentílico: goianiense
IDH: 0.799 – 1° do estado entre 246 municípios

  • História da cidade

Engana-se quem pensa que Brasília foi a primeira grande cidade brasileira projetada do zero. 27 anos antes da Capital Federal ter sido inaugurada, em 1933 era lançada a pedra fundamental de Goiânia, a futura capital política e administrativa do estado de Goiás.

Essa proposta de transferir a capital do estado da Cidade de Goiás já vinha de muitas décadas, porém, foi graças a influência do movimento Marcha para o Oeste, uma política nacional desenvolvimentista de Vargas que visava exatamente o desenvolvimento e ocupação da região centro-oeste brasileira, que o projeto definitivamente saiu do papel.

Pedro Ludovico Teixeira, interventor federal nomeado por Getúlio, foi uma figura fundamental para a construção de Goiânia, pois foi ele que criou a primeira comissão a fim de escolher o local e os técnicos responsáveis para a nova capital.

No relatório final dessa comissão, ficou decidido que a cidade seria construída em uma região de fazendas no povoado de Campinas e que o nome seria Goiânia, não revelando os motivos para tal escolha, permanecendo um mistério até hoje. Já a inauguração da nova cidade de fato ocorreu em 1937.

Teatro Goiânia, um dos marcos do Art Déco na cidade

  • Art Déco em Goiânia

Atílio Corrêa Lima, que havia estudado urbanismo em Paris, foi o responsável pelo projeto inicial da cidade, que incluiu um elaborado complexo viário e um grandioso conjunto de edifícios em Art Déco, estilo arquitetônico que surgiu no Brasil na década de 1920, mas que teve seu apogeu entre 1930 e 1940 da era Vargas.

O Art Déco acabou se tornando o estilo arquitetônico oficial da maioria dos edifícios públicos construídos no período, popularizando-se para outras áreas e que tinha como uma de suas principais características as linhas geométricas e sem grandes ornamentações, sendo considerado um referencial de progresso e modernidade.

E esse acervo tombado inclui edifícios, monumentos, o traçado urbano original de Goiânia e o núcleo de Campinas, cidade que se transformou em um dos bairros de Goiânia, quando a mesma foi projetada, sendo assim o mais antigo de todos os setores que formam a capital.

Relógio da avenida Goiás

Infelizmente, pouca gente sabe do real significado que esse acervo arquitetônico e urbanístico tem para a cidade, incluindo a maioria dos goianienses. Também falta maior divulgação e zelo desse patrimônio por parte do governo.

E esse é um outro ponto que me chamou a atenção nessas construções, e de forma negativa, já que boa parte delas aparentava estar abandonada no dia de minha visita, ocorrida em maio de 2018.

É o que acontece com o Grande Hotel, a Estação Ferroviária, o Coreto e com a antiga Chefatura de Polícia. Mesmo assim, o acervo Art Déco de Goiânia merece ser visitado e apreciado, como eu fiz.

A situação atual do Coreto é alarmante

  •  O que visitar

Trago aqui uma lista com as construções tombadas que eu visitei e que fazem parte da história da fundação dessa que em menos de 100 anos já é a segunda maior cidade do Centro-Oeste.

  • Trampolim e Mureta do Lago das Rosas

Construído na década de 1940, o Lago das Rosas foi o primeiro parque da cidade, tendo esse nome pois ali se encontrava um grande canteiro de rosas.

Eleito o principal cartão postal de Goiânia pelos seus moradores, o parque abriga 2 fragmentos em Art Déco: um curioso trampolim e as muretas do lado norte do lago, que passam quase despercebidas pela maioria das pessoas.

Endereço: Alameda das Rosas, 957 – Setor Oeste.

Lago das Rosas com o curioso trampolim
  • Estação Ferroviária

Um dos marcos da cidade, a estação foi inaugurada em 1950 e ficou em funcionamento até 1980, fazendo parte da antiga Estrada de Ferro Goyaz.

Depois de anos de abandono e vandalismo, a estação começou a ser restaurada no final de 2017 em uma obra orçada em mais de 5 milhões de reais e que também inclui intervenções paisagísticas na região ao redor, que hoje está bem degradada e insegura.

Endereço: Praça da Estação, Avenida Goiás x Avenida Independência – Setor Central.

A imponente estação está passando por obras de restauro
  • Grande Hotel

Inaugurado em 1937, foi o primeiro hotel da cidade, recebendo hóspedes ilustres, como Monteiro Lobato e o chileno Pablo Neruda. Há alguns anos, porém, seus 60 quartos não recebem mais hóspedes. No local agora funciona um museu e centro cultural, com biblioteca e várias atividades socioeducativas, apesar da má conservação do seu edifício.

Endereço: Avenida Goiás, 462, esquina com a Rua 3 – Setor Central.

Lateral do Grande Hotel
  • Palácio das Esmeraldas

É o edifício mais famoso e simbólico da cidade, além de ser, na minha opinião, o mais bem preservado desta lista do IPHAN. É a residência oficial do governador do estado e palco das principais decisões administrativas.

Inaugurado junto com a cidade, em 1937, seu nome é uma referência ao verde-esmeralda de sua fachada. Conta com inúmeros aposentos, um imponente salão nobre e um bonito jardim logo na entrada do edifício, com um chafariz e um busto em homenagem a Pedro Ludovico Teixeira.

Visitas ao interior do palácio são permitidas apenas com dias e horários pré-agendados.

Endereço: Praça Cívica Pedro Ludovico Teixeira – Setor Central.

Palácio das Esmeraldas
  • Teatro Goiânia

Mais antigo, tradicional e significado espaço cultural da cidade, o Cine Teatro Goiânia começou a ser construído em 1940 e inaugurado em 1942 pelo próprio interventor do estado, Pedro Ludovico, com a exibição do filme Divino Tormento do diretor W. S. Van Dyke.

Apesar de ter sido projetado para cinema e teatro, poucos filmes ali foram apresentados ao longo da história, sendo palco de constantes peças teatrais, danças, música erudita e orquestras sinfônicas.

Endereço: Avenida Tocantins x Avenida Anhanguera – Setor Central.

Teatro Goiânia
  • Coreto

Em 1942, centenas de pessoas vieram de várias regiões do estado para prestigiar o Batismo Cultural de Goiânia, com a presença da Banda Sinfônica da cidade, e que aconteceu no Coreto da Praça Cívica.

Décadas depois, porém, o que se vê é o completo abandono. O coreto está desfigurado, pichado e virou lar para moradores de rua (o cheiro de urina é bem forte ali). Uma pena.

Endereço: Localiza-se no início da Avenida Goiás, ao lado do Relógio e da Praça Cívica – Setor Central.

  • Relógio

Inaugurado em 1942 junto com o Batismo Cultural da cidade, o relógio foi projetado por Américo Vespúcio Pontes para marcar o início da principal avenida do traçado urbano da capital, a Avenida Goiás.

Endereço: Avenida Goiás, ao lado do Coreto – Setor Central.

  • Museu Casa Pedro Ludovico 

Iniciada em 1934 e concluída em 1937, o imponente casarão em Art Déco foi um projeto do escritório de Coimbra Bueno, com uma pequena participação de Atílio Corrêa Lima.

Serviu como residência oficial do interventor Pedro Ludovico Teixeira até o ano de sua morte, em 1979. Nesse mesmo ano foi autorizada a construção de um museu na antiga residência, algo que só se concretizou em 1987.

Nele, o visitante pode conferir boa parte do acervo original da casa, incluindo móveis, porcelanas, vestuário e a biblioteca particular de Ludovico.

Endereço: Rua Dona Gercina Borges Teixeira, 47 – Setor Central.

Museu Pedro Ludovico: antiga residência oficial do interventor do estado e um dos responsáveis pela construção de Goiânia.
  • Antiga Chefatura de Polícia

Construído na década de 1930 para abrigar a Chefatura de Polícia, o edifício já abrigou a Superintendência de Planejamento do Estado, a Empresa de Obras Públicas e a Procuradoria Geral do Estado. Hoje, porém, o edifício estava abandonado na época, com sua fachada vandalizada.

Li noticias que em 2019 o prédio começou a ser restaurado para abrigar o Centro de Memória da Polícia Civil em Goiás.

Endereço: Praça Cívica Pedro Ludovico Teixeira – Setor Central.

  • Fórum

Localizado ao lado do Palácio das Esmeraldas, o edifício abriga atualmente a Procuradoria-Geral do Estado de Goiás.

Endereço: Praça Cívica Pedro Ludovico Teixeira – Setor Central.

Forúm
  • Obeliscos

Os pequenos obeliscos ficam espalhados pela Praça Cívica e servem para referenciar a construção da cidade.

Eai, gostaram do riquíssimo patrimônio Art Déco de Goiânia?

Abaixo estão os outros bens incluídos na lista do IPHAN, mas que não tive a oportunidade de conhecer ainda:

  • Fontes Luminosas
  • Delegacia Fiscal
  • Museu Zoroastro Artiaga
  • Secretaria geral
  • Tribunal Eleitoral
  • Liceu de Goiânia
  • Escola Técnica Federal de Goiás
  • Antigo Palace Hotel
  • Sede do Fórum e da Prefeitura de Campinas

  • Se localize


  • Quando visitar Goiânia? 

A melhor época para visitar Goiânia geralmente é durante a estação seca, que ocorre de maio a setembro. Durante esse período, as temperaturas são mais amenas, com dias ensolarados e noites frescas. Essa estação é ideal para explorar a cidade e participar de eventos ao ar livre.

Evite os meses de dezembro a março, que correspondem à estação chuvosa. Nesse período, as chuvas podem ser intensas e frequentes, o que pode limitar algumas atividades ao ar livre, sem falar nas altas temperaturas.

Lembre-se de que o clima pode variar, e é sempre bom verificar as condições meteorológicas específicas para o período da sua viagem. Se você gosta de festas juninas, junho é um mês animado em Goiânia, com muitos eventos relacionados a essa tradição cultural.


  • Onde se hospedar em Goiânia?

Goiânia tem várias opções de hospedagem para atender diferentes gostos e orçamentos.

  1. Setor Marista: Conhecido por ser um bairro mais nobre, com várias opções de hotéis de luxo, restaurantes, bares e lojas.
  2. Setor Bueno: Uma área residencial com boa infraestrutura, oferecendo opções de hotéis, além de estar próxima a shoppings e áreas comerciais.
  3. Setor Oeste: Um bairro charmoso, com muitas opções de hospedagem mais acessíveis. Possui uma atmosfera boêmia, com bares e restaurantes.
  4. Setor Central: Se você gosta de estar no coração da cidade, o setor central pode ser uma boa escolha, com fácil acesso a pontos turísticos, comércio e transporte público.
  5. Jardim Goiás: Próximo ao Estádio Serra Dourada e ao Parque Flamboyant, é uma área mais moderna e residencial.

Com isso, deixo abaixo algumas indicações populares na cidade para vocês:

Oitis Hotel: localizado próximo ao Flamboyant Shopping Center, dispõe de quartos modernos com área de estar e cozinha compacta, piscina, sauna e academia. Há café da manhã incluído.

Plaza Inn Breeze Aeroporto: localizado próximo ao Aeroporto Santa Genoveva e com serviço de transfer gratuito para o aeroporto, dispõe de piscina coberta, restaurante e academia. Há café da manhã incluído.

SJ Premium Hotels By Atlantica: localizado no centro de Goiânia, dispõe de piscina ao ar livre na cobertura, sauna, academia e restaurante. Há café da manhã incluído.

AlphaPark Hotel: localizado a 2 km do Flamboyant Shopping Center, dispõe de piscina ao ar livre, restaurante, academia, depósito de bagagem e lojas no local. Há café da manhã incluído.

Castro’s Park Hotel: localizado no Setor Oeste, dispõe de restaurante, bar, piscina ao ar livre, serviço de babá e lojas, incluindo de presentes, e serviço de aluguel de carros. Há café da manhã incluído.

Mega Moda Goiania Hotel: localizado a 800 metros da estação rodoviária de Goiânia e a 5 minutos do Aeroporto Santa Genoveva, dispõe de restaurante e espaço para reuniões. Há café da manhã incluído.

Ao escolher onde ficar, leve em consideração seus planos de viagem, se prefere áreas mais movimentadas ou tranquilas, e o tipo de atividades que pretende realizar durante sua estadia.


  • Você também irá gostar

Roteiro de 2 ou 3 dias em Brasília: o que ver e fazer

5 parques que você precisa conhecer em Goiânia

Roteiro de atrações por Corumbá de Goiás: o que ver e fazer

5 museus para você visitar na Cidade de Goiás

Roteiro pela Cidade de Goiás: o que ver e fazer na terra de Cora Coralina

Top 6 atrações em Poços de Caldas-MG

Viagem de 3 dias por Belo Horizonte: o que ver e fazer

6 Respostas a “Roteiro de atrações Art Déco em Goiânia

    1. Hi dear. I’m very happy for your comment. And even more glad to know that my blog is inspiring you. I hope you enjoy the next posts.

  1. Sempre curto teu blog, do conteúdo, as curiosidades sobre os lugares e atrativos. Mas creio que não seja Goiânia ser considerada a capital do art-déco do país e sim, o Rio, que é considerada uma das capitais mundiais do art-déco, inclusive, em número de edifícios desse estilo (inclusive, a maior estátua art-déco do mundo, é do Rio – Cristo Redentor).

    1. Oie Vladimir,
      Obrigado pelo seu comentário. Realmente, as duas cidades fazem jus ao título de “capital nacional do art déco”. O Rio tem o maior (e talvez o mais famoso) conjunto de construções neste estilo da América Latina. Já Goiânia foi construída do zero utilizando construções em art déco, incluindo todos os principais prédios públicos. Decisão difícil essa hein

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *